Reportagens

Habilidades e competências: Brasil dá mais valor a esse assunto.

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

habilidades-e-competencias

Cerca de 94% dos trabalhadores brasileiros acredita que existe uma lacuna de habilidades e competências no mercado de trabalho. Cinquenta e seis por cento dos profissionais brasileiros acreditam que a inteligência artificial e a automação serão capazes de realizar os seus trabalhos nos próximos cinco anos.

Mais de 90% dos entrevistados consideram que existe uma lacuna de habilidades (ou falta de conhecimento) no Brasil. Na sua opinião como isso poderia ser resolvido de modo efetivo?

Com as competências requeridas pelo mercado de trabalho mudando tão rápida e constantemente, a melhor forma de preencher essa lacuna é capacitar os profissionais. Da parte dos profissionais, a maneira de fazer isso é com cursos rápidos, já que as competências exigidas mudam tão rapidamente a ponto de muitas vezes não dar tempo de as universidades incluí-las nas suas grades. Cursos online como os da Udemy têm atualização constante e, por serem muitas vezes criados por profissionais que fazem parte do mercado, estão alinhados com as tendências e com o que é pedido atualmente. Do ponto de vista das empresas, a forma de solucionar essa lacuna é treinando os funcionários.

O estudo mostrou ainda que mais da metade dos profissionais brasileiros acreditam que a inteligência artificial e a automação serão capazes de realizar os seus trabalhos nos próximos cinco anos. Que dicas poderiam ser dadas a esses profissionais que temem perder seus postos de trabalho?

Para os profissionais que estão em cargos mais operacionais, a preocupação em perder os seus empregos para a automação e para a inteligência artificial é ainda maior. Por isso, uma ideia é estudar e se capacitar para ocupar cargos que demandam, por exemplo, mais soft skills (habilidades interpessoais), como cargos de gerência e cargos mais relacionados à criatividade, por exemplo. 

O que se deve ter em vista antes de iniciar um curso de capacitação online?

Para escolher um curso online, se o objetivo for adquirir uma habilidade profissional, o aluno/a aluna deve avaliar primeiro que habilidades e competências ele/ela gostaria de adquirir ou precisa adquirir, com o objetivo, por exemplo, de conseguir uma promoção ou até mesmo um novo emprego. É uma habilidade técnica, como programação? É uma soft skill, como liderança? O que costuma ser pedido em vagas de emprego que ele/ela gostaria de ocupar, mas ele/ela não tem os conhecimentos necessários? Esse pode ser um bom caminho para escolher um curso.

Como as empresas brasileiras podem tirar o máximo de proveito da chamada educação corporativa?

Especialmente neste momento em que estamos mais em casa, é importante treinar os funcionários – seja para habilidades técnicas ou soft skills, para novas necessidades, como teletrabalho e reuniões online, ou até mesmo para motivar o time neste momento complicado. Ao oferecer treinamentos aos funcionários, as empresas conseguem se manter à frente das tendências dos seus setores e ter equipes mais atualizadas e produtivas.




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *