Reportagens

Jovens no mercado de trabalho: Desemprego prevalece

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Os jovens formam um dos grupos mais afetados pelo desemprego no Brasil. Dos quase 14 milhões de desempregados no quarto trimestre de 2020, cerca de 70% eram pessoas na faixa-etária entre 14 e 24 anos de idade, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a inserção das novas tecnologias, esse grupo encontra um mercado de trabalho cada vez mais exigente e consequentemente com mais dificuldades para garantir novas oportunidades.  

jovens-no-mercado de-trabalho
Jovens no mercado de trabalho, um número a ser melhorado

Mercado requer especialização

Já para Reginelma Siqueira Ferreira Alves, 41 anos, concluir os estudos foi uma necessidade. Ela entrou no mercado de trabalho apenas com o ensino fundamental, mas conta que precisou voltar para a escola para continuar empregada.

Reginelma voltou a estudar e decidiu concluir toda a educação básica e, após terminar o ensino médio, resolveu realizar um sonho antigo: cursar o técnico em Enfermagem. Hoje, formada, reconhece a importância da qualificação para conseguir se inserir no mercado. “Hoje em dia o desemprego está muito grande mesmo e há dificuldade de encontrar pessoas especializadas em várias áreas. As empresas procuram qualificação. A pessoa precisa estudar e se qualificar para conseguir se encaixar nas vagas de emprego que têm”, afirma.

Tecnologias são ótimas ferramentas

Apesar de o caminho para chegar à ascensão social por meio do trabalho ser difícil, a tecnologia também pode abrir portas para novas possibilidades e promover assim um crescimento do quantitativo dos jovens no mercado de trabalho.

O mundo corporativo espera dos jovens acima de tudo conhecimento das novas tecnologias, atenção às tendências de sustentabilidade, diversidade e a promover mudanças que causem impacto positivo para a sociedade.

Com o dinamismo do mercado de hoje e das relações de trabalho no mundo atual, os jovens podem, com maior facilidade, desenvolver mais de uma carreira profissional ao longo da vida.




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *