Reportagens

Novo normal pós pandemia e o Mercado de trabalho

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Não existe certeza de qualquer projeção do mercado de trabalho pós-pandemia. Começamos 2020 com ótima expectativa, não poderíamos imaginar o que estava por vir, a grande maioria trabalhando de forma remota e em isolamento social, ou mesmo que viveríamos uma pandemia e teríamos que viver num novo normal, pós pandemia.

novo-normal

Mesmo com um futuro imprevisível, podemos entender que muita coisa vai mudar, e temos que nos habituar com o novo normal.

Durante a pandemia o número de pessoas trabalhando em seus próprios lares cresceu 5 vezes, de acordo com o IBGE em 2018, que já contabilizava cerca de 3,8 milhões de pessoas que já trabalhava neste formato.

Apesar dos desafios do trabalho a distância, que vão desde não ter um local adequado para realizar as atividades diárias ou a falta de interação com os colegas, a possibilidade de fazer home office pelo menos alguns dias na semana já é um desejo de muitos e vai impactar diretamente outras tendências podemos ver daqui pra frente.

Quando pensamos no futuro do mercado de trabalho pós-pandemia, estamos pensando também da sociedade, da forma com a qual enxergamos nossas atividades laborais e claro, o nosso papel enquanto seres humanos.

Se por um lado nós temos empresas preocupadas com o bem-estar de seus funcionários e os impactos do equilíbrio psicológico e emocional para a produção, outros negócios começaram a optar por mão de obra terceirizada ou redução de jornada e salário para tentar sobreviver ao período de crise mais intenso.

Por outro lado, a pandemia também trouxe em outras empresas uma preocupação maior com os funcionários, justamente pelo entendimento de que a produção depende dessa humanização do trabalho. Dessa forma, esse é um dos pontos de atenção do trabalho a distância, para que as pessoas não se sintam como “entregadoras de tarefas” e sim como parte da equipe, entendendo o “porquê” de as coisas serem feitas.

O trabalho remoto mudou a forma de fazer gestão para muitos líderes e como consequência as habilidades e competências necessárias acompanharam essa mudança. Como se trata de um período de crise, tanto na saúde quanto na economia, a resiliência no trabalho volta a ser tópico presente no mercado, justamente por ser uma qualidade em destaque nesses momentos de alta pressão, no qual é necessário tomar decisões estratégicas e, claro, manter a capacidade do fluxo de trabalho, mesmo com tantas mudanças acontecendo.

Esperamos que o mercado e a economia voltem a crescer nesse segundo semestre de 2021, que a vacinação ajude a controlar a pandemia e que possamos nos adaptar ao novo normal pós pandemia.




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *