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Skills

Operador de telemarketing - Várias possibilidades!

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O que faz um operador de telemarketing? Se você tem interesse em atuar nessa área profissional seja como primeiro emprego ou recomeço da carreira, acompanhe com a gente este artigo que te explica certinho um pouco mais sobre essa ocupação que só cresce a cada dia no Brasil!

Operador de telemarketing: o que faz?

Existem muitos segmentos nos quais o operador de telemarketing poderá desempenhar a sua função:

  • Instituições governamentais.
  • Bancos.
  • Laboratórios clínicos.
  • Empresas com SACs (Serviço de Atendimento ao Cliente) de modo geral.

Também chamado de atendente de call center,  operador de telemarketing o que faz ou recebe chamadas telefônicas, ele é responsável pelo contato de uma organização com clientes.

Suas principais tarefas são:

  • Criar ofertas de produtos ou serviços.
  • Orientar e informar os clientes.
  • Receber reclamações dos clientes e solucionar o problema.
  • Receber outros comentários, como elogios e sugestões.
  • Registrar informações no sistema.
  • Buscar informações no sistema.

As atividades podem variar, dependendo da empresa. Simples e interessante, não acha?

Habilidades de um operador de telemarketing

Para atingir sucesso nesta área, o Operador de Telemarketing precisa ter uma postura ética e respeitosa, ouvir atentamente o cliente, manter o foco no atendimento, usar seu poder de persuasão e desenvolver maturidade emocional para lidar com a diversidade de pessoas e situações com que terá contato.

Tanto no telemarketing ativo como no receptivo, para exercer a função operador de telemarketing é necessário utilizar programas de computador para consultar informações, registrar o atendimento, concluir operações de vendas e realizar as solicitações dos clientes (como mudança de endereço e cancelamentos, por exemplo). Normalmente, o atendente precisa seguir um roteiro de atendimento, o “script”, e cumprir metas ligadas à vendas ou ao número de clientes atendidos e satisfeitos.

Também é necessário reunir algumas habilidades e características comportamentais. Entre elas, podemos citar:

  • Certa familiaridade com computador (para usar o sistema de atendimento)
  • Boas maneiras ao usar telefone e chat
  • Voz clara, boa dicção e audição
  • Excelente comunicação verbal
  • Gostar de pessoas e saber lidar com os clientes
  • Maturidade emocional para manter a calma e a paciência mesmo em momentos de pressão
  • Flexibilidade para contornar problemas durante o atendimento
  • Saber trabalhar em equipe
  • Foco em resultados

Vale ressaltar que, o operador de telemarketing, SAC ou televendas também precisa ter bons conhecimentos sobre os produtos e serviços da empresa que ele representa. Em boa parte das empresas, o profissional passa por um treinamento específico depois de contratado e nos primeiros atendimentos pode contar com a ajuda de um colega mais experiente ou supervisor. Isso é muito bom e promove uma sensação de segurança não é mesmo?

Salário: operador de telemarketing

Se você pensa em iniciar nessa carreira e está estudando mais sobre o assunto, é perfeitamente normal que tenha interesse em saber qual a média de operador de telemarketing salário, ok?!

Segundo o site salario.com, ganha em média R$ 1.140,35 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 36 horas semanais junto ao CAGED do MTE no período de 02/2019 até 09/2019, podendo variar de acordo com suas funções, carga horária e região. É um salário interessante para quem está iniciando, não é mesmo?

Além disso, a maioria das empresas costumam oferecer benefícios, como vale-alimentação, vale-transporte e plano de saúde. Sendo assim, o mais interessante é que, após um tempo de empresa, a tendência é o salário aumentar e o profissional receber promoções.

O que um operador de telemarketing precisa saber?

O que é necessário um operador de telemarketing conhecer para poder desempenhar as funções exigidas? Para que você se candidate a uma vaga na área e seja convocado para a seleção, é preciso ter ensino médio completo. Além disso, as empresas estão em busca de candidatos com certificado em curso de qualificação como Operador de Telemarketing.

A importância do trabalho do operador de telemarketing é notável. Em primeiro lugar, muitas empresas precisam de serviço de atendimento. Além disso, a equipe de operadores de telemarketing estabelece comunicação direta entre empresa e cliente. Quando o cliente pode desabafar, pedir ajuda e ter alguém do outro lado ouvindo e orientando, fortalece o relacionamento com a marca.

Inclusive, a possibilidade de ter alguém de verdade, do outro lado e não um robô, demonstra o valor e atenção aos clientes. Sendo assim, os clientes satisfeitos funcionam como espécie de cartão de visita para as empresas, indicando aos amigos. Por essas razões expostas, não é difícil entender por que é tão importante ter um operador de telemarketing qualificado.

Qualificação com cursos e certificação

Para enriquecer seu currículo e se destacar de outros profissionais querendo ingressar nesse ramo de trabalho, é essencial investir em um curso focado na formação de profissionais para o cargo. Isso aumentará muito suas chances de conseguir uma das vagas disponíveis atualmente.

Os cursos de capacitação para operador de telemarketing têm duração de 240 horas e demandam investimentos variados.

Acompanhe os conteúdos abordados em nosso curso de operador de telemarketing:

Gestão de conflitos: Inteligência emocional: O modo como gerenciamos as emoções, tanto as nossas como as dos outros, pode ter um papel crítico para determinar a felicidade e o sucesso.

Gestão de conflitos – Negociação: Por meio de conceitos e técnicas, o aluno será capaz de reconhecer o impacto de suas ações e comportamentos nos resultados e relacionamentos obtidos nas negociações, e será preparado para ampliar a base de acordos com qualquer pessoa que interaja no ambiente de trabalho.

Atendimento ao público: Ensina meios de como sair de situações tidas como “saias justas” de maneira profissional e sem causar embaraços ou constrangimentos.

Questões práticas de língua portuguesa: Envolve tópicos como o respeito às normas da língua portuguesa, a correção de vícios de linguagem e a construção dos argumentos de forma clara e convincente para os clientes.

Digitação: Tem como objetivo suprir as necessidades do aluno que possui uma certa dificuldade em digitar de forma rápida e correta.

Depoimentos de quem adquiriu nosso curso

“Iniciei no telemarketing como opção de primeiro emprego, sem nenhum tipo de qualificação ou experiência e compreendi que os conhecimentos adquiridos por meio desse curso me abriram novos horizontes. Sem dúvidas quero realizar novos cursos que, com certeza, serão de grande valia para minha vida profissional, obrigado, Trilhas do Sucesso.” (Thiago Fernandes de Paula)

“Em qualquer área de atuação atualmente, faz-se necessária a qualificação profissional por meio de cursos e esse especificamente me surpreendeu com o conteúdo didático incrível e me ajudou a melhorar muito como operadora de telemarketing, agradeço muito a oportunidade de aprender tanto pagando tão pouco. Eu recomendo muito.” (Danielli Calina)

Onde se profissionalizar

Viu só como é importante a capacitação por meio de cursos e aprimoramentos na área? Adquira agora mesmo o curso de operador de telemarketing da Trilhas do Sucesso para se destacar cada vez mais, de forma que o investimento em um curso pode ser o diferencial para conseguir uma oportunidade.