Reportagens

O planejamento de carreira é construído através do autoconhecimento?

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

planejamento-de-carreira

Ao refletir sobre as decisões que tomamos em nosso planejamento carreira, é comum nos informar sobre o mercado de trabalho, tanto quanto nos inspirarmos em profissionais de sucesso. No entanto, o principal componente do planejamento estratégico de carreira deve ser uma análise interna de nossos anseios, limitações e potencialidades.

Se você deixar que a empresa que você trabalha decidam seu planejamento de carreira, as chances de frustração são grandes. O principal entendimento sobre o que faz sentido para a sua vida profissional vem do autoconhecimento. Para sabermos qual planejamento de carreira é mais aderente a nós, é necessário fazer um exercício constante de autoanálise e registro de aprendizados.

Para pensar

A análise interna não garante que você encontrará o trabalho ideal para ajudar no seu planejamento de carreira, principalmente no cenário atual. Por outro lado, o exercício de autoconhecimento profissional ajudará você a se orientar para alcançar seus objetivos, evitando escolhas mal pensadas.

No processo de autoconhecimento, é valioso contar com ajuda externa para enxergar e até compreender melhor alguns aspectos que estão dentro de nós adormecidos ou despercebidos. A mentoria de um profissional mais experiente, pode trazer maior clareza para o seu processo de autodescoberta.

Os desafios do mercado de trabalho e um bom planejamento de carreira são muitos, e por vezes, dependem de fatores externos, para se modificarem. No entanto, seja qual for o cenário, se faz necessário olhar para dentro buscando orientação para os próximos passos. Deixar a sua carreira à deriva das circunstâncias é um dos principais riscos que devem ser amenizados para construir um caminho profissional satisfatória para você.

Faça um exercício de imaginar o trabalho ideal para você, com o máximo de detalhes possível, e depois trace um paralelo com a sua função atual ou mais recente. O quão distante você está do seu sonho profissional?




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *