Mais aprendizado

Pronatec inscrições 2019: como se qualificar

Fabiana Kampeki
Escrito por Fabiana Kampeki em 24 de junho de 2019
Pronatec inscrições 2019: como se qualificar
Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Pronatec é uma opção vantajosa, para quem deseja entrar no mercado de trabalho rapidamente. Principalmente, para quem está em busca de seu primeiro emprego, esta pode ser uma grande oportunidade, para se qualificar. Quer saber mais? Então, acompanhe este artigo até o final!

Pronatec: o que é?

pronatec
Você está em busca do primeiro emprego? O segredo está em se qualificar profissionalmente! Descubra como o Pronatec, pode ajudar, de forma gratuita, a alcançar essas qualificações.

Pronatec, criado pelo Ministério da Educação, tem como objetivo, qualificar pessoas e proporcionar oportunidades, para que elas seja inseridas rapidamente, no mercado de trabalho.

Quais são as principais modalidades do curso Pronatec?

  • Técnico I: por meio dessa modalidade, quem concluiu o ensino médio, pode realizar cursos, de duração mínima de 1 ano.
  • Técnico II: agora, para quem ainda está concluindo ensino médio, também tem a opção de cursar em paralelo e o curso tem duração mínima de 1 ano, também.
  • Formação Inicial e continuada: com intuito de capacitar, profissionalizar, aperfeiçoar ou atualizar, essa modalidade é voltada para trabalhadores e estudantes do ensino médico, com foco na área da Educação profissional e tecnológica, com no mínimo dois meses de duração.

O Pronatec é destinado à quem?

Antes de mais nada, confira quais são os critérios para se inscrever nas vagas:

  • Estudantes do ensino médio da rede pública.
  • Estudantes do ensino médio da rede particular, como bolsista integral.
  • Educação de jovens e adultos.
  • Trabalhadores.
  • Beneficiários de programas de transferência de renda.

Como posso me inscrever?

Ao contrário de outros programas do governo, voltado ao ensino superior, para se inscrever no Pronatec, não tem uma data específica do ano, porém, quando as vagas surgirem, você pode realizar as inscrições.

Mas, para não perder nenhuma vaga, preencha um formulário no próprio portal do Pronatec. Assim, você pode receber as notificações, sempre quando novas vagas surgirem e que estejam de acordo, com seu interesse, próximo à sua região.

Lembrando que, o sistema do Pronatec, para quem realizar pelo site, não é integrado com as instituições, por essa razão, cada local de estudo, possui formas diferentes de inscrição.

Pronatec: inscrições abertas 2019

pronatec
Saiba como se inscrever no programa do Pronatec e quem pode participar!

Conforme mencionado anteriormente, as inscrições podem ser realizadas pelo portal, mas também, presencialmente, na unidade selecionada. Assim sendo, basta levar seus documentos básicos. Porém, não deixe de se inscrever, dentro do prazo.

Do contrário, somente na próxima abertura, poderá participar.
Mas, algumas instituições, como as federais, Senac ou Senai, possuem diversas vagas, disponibilizadas ao longo do ano. Portanto, se tiver interesse, procure se informar diretamente.

Pronatec cursos 2019

Em resumo, você tem uma infinidade de cursos, em mais de 500 áreas distintas, das quais você pode optar, para se qualificar gratuitamente.

Inclusive, diversas pessoas, foram beneficiadas, através desse programa, adquirindo qualificação necessária, para atender aos requisitos exigidos, pelas vagas de emprego.

Além disso, quem está em busca do primeiro emprego, esta é sem dúvida, uma porta de entrada. Pois as empresas, percebem que o candidato, mesmo não tendo experiência, possui proatividade, para se qualificar.

Dessa forma, demonstra interesse, dedicação e compromisso com a própria carreira, características, valorizadas pelas empresas.

A partir da demanda necessária de cada região, as vagas são abertas, facilitando assim, a formação de novos profissionais para entrada quase que imediata, no mercado de trabalho.

Se você tem interesse nas áreas de recursos humanos, pedagogia, administração entre outras, o Pronatec também disponibiliza cursos voltado à essas áreas! Inclusive, estética, enfermagem, radiologia, eletrônica, soldagem etc. são opções muito procuradas e ofertadas pelo programa.

Para que você possa conhecer todos os inúmeros cursos oferecidos, basta acessar o site do Pronatec.

Conheça outros benefícios oferecidos

Uma vez que, os cursos técnicos tenham demanda menor no mercado de trabalho, é uma ótima oportunidade, para conquistar rapidamente um emprego.

Principalmente porque, muitas empresas estão em busca de mão de obra mais barata. Sendo assim, é um trampolim para crescer continuamente, adquirir experiência e posteriormente, iniciar uma graduação.

Além disso, uma outra vantagem, está na curta duração do curso e foco em preparar o profissional, para o mercado de trabalho. Então, se qualificar no Pronatec, pode ser uma excelente alternativa para aqueles que desejam conquistar seu primeiro emprego rapidamente e de maneira gratuita.

Confira os benefícios principais oferecidos pelo Pronatec:

  • Formação em instituições parceiras de qualidade.
  • Certificação de ensino técnico profissionalizante.
  • Ampliar as oportunidades.
  • Transporte público gratuito.
  • Rápida inclusão no mercado de trabalho.
  • Estudantes com alguma deficiência, podem receber assistência estudantil integral.

Entretanto, é necessário consultar esse site, para verificar o repasse de todos os recursos, que podem variar de região e instituição de ensino.

O que é Pronatec oferta voluntária?

Uma outra maneira de se qualificar gratuitamente, é por meio do Pronatec oferta voluntária, onde instituições privadas, voltada ao ensino profissional e tecnológica, oferecem vagas voluntariamente.

Mas o mais interessante, é que nessa modalidade, pode se candidatar, jovens a partir de 15 anos. Agora, se você se interessou e quer saber mais, basta de inscrever no site do Sistec.

O que é FIES técnico?

Além das modalidades já citadas, você ainda pode contar com o FIES, voltada para ajudar no financiamento dos estudos, de estudantes.

Dessa maneira, o estudante pode entrar com financiamento, para ingressar em instituições privadas, de ensino profissionalizante e tecnológico.

Preparando para o mercado de trabalho

Agora que você já tudo sobre o Pronatec e encontrou uma excelente oportunidade para se qualificar, o próximo passo, é aprender como se preparar, para se apresentar no mercado de trabalho.

Isto é, como desenvolver um currículo bem estruturado, como passar nas entrevistas, como se vestir etc.

Acima de tudo, sabendo onde deseja chegar, você terá boas oportunidades para crescer e construir uma carreira sólida. Principalmente, porque a medida que adquirir experiência, novas oportunidades de ganho, serão abertas para você.

Em outras palavras, você terá a chance de continuar se desenvolvendo e investindo na sua educação, como por exemplo, iniciar uma graduação. Dessa maneira, terá progresso contínuo, na carreira profissional e oportunidades cada vez melhores.

Em conclusão, planejar a carreira, é o melhor caminho, para conquistar espaço no mercado.

A partir desse artigo, você conheceu o Pronatec e encontrou uma nova chance de entrar no mercado de trabalho, sem se preocupar com a falta de qualificação profissional.

Além disso, você descobriu também, que pode escolher entre diversos cursos de áreas distintas, de forma gratuita, com inúmeros benefícios. Gostou desse artigo? Então, compartilhe nas redes sociais e ajude mais pessoas, com esta informação!

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

APRENDA A DEIXAR SEU CURRÍCULO PERFEITO, IMPOSSÍVEL DE SER IGNORADO.