Reportagens

Recolocação Profissional: Confira as principais consultorias

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

recolocacao-profissional

No Brasil ainda há uma grande confusão entre atuações em prestações de serviços em Recolocação Profissional/Outplacement e a profissão do Headhunter (Executive Search), então vamos entender os conceitos:

“A Recolocação profissional em geral é a consultoria que objetiva oferecer apoio e orientação para facilitar o processo de recolocação profissional, da busca por uma nova vaga de emprego. Como pessoa física, você contrata esses serviços e arca totalmente com os seus custos, tendo emprego ou não. Existem consultorias que atendem pessoas físicas e outras não, pois atendem apenas empresas que demitem o profissional e desejam auxiliá-lo nesse processo de transição. Para tanto, é a empresa demissora que contrata os serviços da consultoria e, nesse caso, os custos são todos da empresa, você não paga nada.

A profissão de Headhunter – também conhecido como caça-talentos – é um consultor cujo trabalho se resume em recrutar e selecionar, no mercado, profissionais para uma determinada empresa que contratou os seus serviços, segundo um conjunto de características – perfil do cargo – determinado pela organização contratante. É o outro lado da mesa. Nesse caso, um headhunter poderá perfeitamente buscar o profissional que necessita em alguma empresa de recolocação ou outplacement.”

Todas consultorias citadas acima são muito confiáveis, a questão é agendar uma reunião presencial para conhecer o processo e custos. Até porque, buscar trabalho dá um imenso trabalho, envolve custos sim! E para isso é necessário conhecimento profundo.

Importante: O principal protagonista no processo de recolocação é Você, nunca se esqueça disso. As consultorias apenas são intermediárias e especialistas em recolocação. O principal objetivo dessas consultorias está em assessorar a passar pelo processo de transição de carreira, que para muitos não é fácil devido a questão emocional e falta de conhecimento de qual a melhor metodologia para se apresentar no mercado de trabalho.

É impossível garantir recolocação até porque as vagas são do mercado de trabalho, que depende do cenário econômico para oferecerem vagas para consultorias de recolocação e outras fontes de recrutamento. Cuidado para não cair em armadilhas e falsas promessas.




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *