Reportagens

Teste vocacional: Veja como pode te ajudar na escolha da profissão

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

teste-vocacional
Teste vocacional: Veja como pode te ajudar na escolha da profissão

Escolher qual profissão seguir é um dos maiores desafios para muitos vestibulandos. Não existe um momento ideal para essa decisão, não é algo que temos a resposta desde a infância, nem acontece como um “passo de mágica”. Um bom teste vocacional pode ser a melhor escolha.

A dúvida na hora de escolher a profissão pode ser reflexo de conflitos, indecisão, falta de orientação adequada e autoconhecimento, entre outros motivos. O estudante de Relações Públicas Aldo Nonato Borges Junior, por exemplo, sentiu na pele a angústia da escolha do caminho profissional a seguir.

CONFIRA OUTRAS DICAS SIMPLES QUE PODEM TE AJUDAR NA HORA DE ESCOLHER A CARREIRA IDEAL:

1 – Conheça bem suas áreas de interesse

Além do autoconhecimento, é fundamental conhecer a sua realidade pessoal e do mundo, assim como saber mais sobre as profissões que são do seu interesse. Conhecer bem a si mesmo te ajuda a escolher com mais tranquilidade a profissão. Por isso, faça uma lista de seus principais interesses, talentos e pontos que precisa melhorar.

2 – Busque Orientação Vocacional

A orientação vocacional pode contribuir na escolha do futuro profissional. Esse processo envolve entrevistas, dinâmicas de grupos e alguns testes psicológicos, como de personalidade, atenção concentrada, raciocínios e de habilidades e interesses profissionais. Os resultados dos testes traçam, adequadamente, um perfil profissional e, a partir daí, são indicadas as carreiras que se encaixam no perfil profissional do aluno. Mas é importante destacar que, apesar dos resultados, a escolha é sempre pessoal.

3 – Encare sua escolha como ponto de partida

Tenha em mente que a escolha da profissão não irá determinar definitivamente sua trajetória. É possível descobrir, ao longo da vida, novos gostos e aptidões. O importante é compreender que a sua escolha deve levar em conta os seus interesses pessoais, sem deixar de pensar no retorno daquela profissão, tanto financeiro, quanto de satisfação pessoal e profissional.

4 – Saiba que o vestibular não é o fim do mundo

O vestibular é um dos momentos mais importantes da vida, pois simboliza o início de uma nova fase para o estudante. Natural que este momento decisivo cause medo e ansiedade. O melhor que você pode fazer é estudar e se preparar bem para as provas de seleção. Não esqueça de cultivar momentos de descanso e lazer e com amigos e familiares.




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *