Reportagens

Agente de portaria: Uma ótima oportunidade!

Agente de portaria: Uma ótima oportunidade!
Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Agente de portaria

O que faz um agente de portaria? Devido ao crescente aumento de condomínios – especialmente em regiões metropolitanas, a profissão de agente de portaria é uma das que mais possui ofertas de trabalho. Seja em prédios comerciais ou condomínios residenciais, o agente de portaria é uma das principais contratações a ser feita. Tem interesse na área e gostaria de saber mais a respeito de habilidades, atribuições e capacitação desse profissional? Vem com a gente que te explicamos tudo!

Agente de portaria: o que faz?

Talvez você responda que é óbvio, informalmente conhecido como porteiro, o que faz um agente de portaria é somente controlar os visitantes no condomínio ou prédio, certo? Pois isso não é inteiramente verdade, você sabia que ele também pode ser incumbido de outras atividades fundamentais para o bom funcionamento da propriedade?

 

Vale dizer que as atribuições podem mudar em cada caso, mas as mais comuns são:

 

  • Receber visitantes e prestar informações;
  • Observar o movimento de entrada e saída, controlando o acesso ao local;
  • Comunicar moradores ou funcionários da empresa sobre a chegada de pessoas;
  • Conferir documentações e cadastrar visitantes;
  • Receber encomendas quando autorizado pelos moradores;
  • Receber correspondências;
  • Monitorar as câmeras de segurança, assim como, a circulação interna e nos arredores do local;
  • Atender a chamados e registrar comunicados dos moradores ou trabalhadores;
  • Auxiliar as pessoas que chegam ao estabelecimento a encontrarem o que procuram;
  • Marcar reuniões ou consultas (em alguns casos).

 

Além disso, podemos observar que pessoas gentis, prestativas e proativas têm tudo para se dar bem nessa profissão, pois elas são a primeira impressão que todos têm quando entram ou saem do local. Sendo assim, o perfil mais procurado pelas empresas é o de pessoas responsáveis, solícitas e, de preferência, com algum curso na área.

 

Habilidades do agente de portaria

Recebimento e distribuição da correspondência

Tanto em condomínios, quanto em prédios residenciais e comerciais, todas as encomendas feitas pelos moradores são entregues na portaria e cabe ao agente fazer uma triagem de todos os documentos, envelopes, pacotes ou comida para encaminhar às pessoas certas, evitando extravios e outras situações desagradáveis.

Caso chegue uma encomenda dos Correios, o agente de portaria geralmente chama o destinatário mencionado no pacote. Porém, se não houver ninguém na unidade, o profissional pode receber o volume.

Controle de visitantes

Controlar a entrada e saída de pessoas pode ser a atribuição mais básica e óbvia de um agente de portaria, mas não deixa de ser uma das mais importantes, afinal, exige muita responsabilidade. Com o objetivo de garantir a segurança no local, o profissional deve interfonar para o morador solicitado para, então, permitir ou não a entrada de pessoas estranhas.

Atualmente, graças aos avanços tecnológicos já são possíveis opções mais práticas e dinâmicas, como a lista de visitantes pré-autorizados, que pode ser adicionada por meio de um portal exclusivo aos condôminos. Baseado nestas informações, a portaria valida o acesso poupando tempo, porém, ainda garantindo a segurança no controle de acesso.

Monitoramento da entrada de prestadores de serviços

Quando a visita é de prestadores de serviços — como eletricistas, encanadores e funcionários de empresas de internet ou TV a cabo —, o ideal é que o agente de portaria se certifique de que aquele profissional foi realmente requisitado. Isso também faz parte de sua função e exige responsabilidade e capacitação.

 

Para isso, faz-se necessário que o agente verifique junto aos moradores ou zelador se tais serviços foram pedidos. Logo após a confirmação, pode-se ligar para a empresa e perguntar se a pessoa que está pretendendo entrar no condomínio é um de seus funcionários. Após permitir a entrada do prestador de serviço, o agente de portaria deve fazer um registro, coletando seu nome e demais dados, e, posteriormente, monitorar a sua saída.

Conhecimento dos sistemas eletrônicos de segurança

Hoje em dia, já é bastante comum o uso da tecnologia a favor da segurança em condomínios e prédios, devido à eficiência obtida com esse recurso.

Por isso, é fundamental que o agente de portaria seja capacitado para operar os sistemas segurança utilizados pelo condomínio. Além disso, o profissional deve sempre ficar atento às câmeras de segurança e ao sistema de alarme. Essa é apenas mais uma função agente de portaria que requer muita responsabilidade, atenção, comprometimento e solicitude. 

 

Agente de portaria: Salário

O salário agente de portaria é em média R$ 1.227,93 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais de acordo com o CAGED do MTE e pesquisa do Salario.com.br no período de 12/2018 até 07/2019. 

 

Na maioria dos casos, as contratações de agentes de portaria são feitas por companhias de segurança ou empresas de vigilância. Da mesma forma, empreiteiras e administradoras de condomínio também oferecem vagas para este cargo. No entanto, alguns prédios ou condomínios contratam diretamente o profissional, mas nesse caso se deve observar o cumprimento das leis trabalhistas.

O que um agente de portaria precisa saber?

O que é necessário um agente de portaria conhecer para poder desempenhar as funções exigidas? As empresas estão dando preferência aos candidatos que possuem certificado em curso de qualificação como agente de portaria.

 

Uma das características que mais atraem novos trabalhadores para esta profissão é a baixa exigência de qualificações formais para o cargo. Isso porque não é necessário curso superior ou técnico para exercer a profissão. Entretanto, isso não quer dizer que o agente de portaria não precise se qualificar.

 

Com o aumento das novas tecnologias utilizadas nesta profissão, os contratantes têm valorizado cada vez mais os profissionais qualificados. Dessa forma, as empresas procuram contratar quem fez algum curso profissionalizante, seja a distância ou presencial.

Qualificação com cursos e certificação

Os cursos de capacitação para agente de portaria têm duração de 240 horas e demandam investimentos variados.

 

Aspectos que o curso para agente de portaria abrange:

 

Atendimento ao público: Ensina meios de como sair de situações tidas como “saias justas” de maneira profissional e sem causar embaraços ou constrangimentos.

 

Comunicação interpessoal: Ensina como funciona a comunicação e seu impacto nas relações de trabalho.

 

Etiqueta profissional:  Desenvolve o bom comportamento, ética profissional e boa educação no ambiente de trabalho.

 

Gestão de conflitos – Inteligência emocional: O modo como gerenciamos as emoções, tanto as nossas como as dos outros, pode ter um papel crítico para determinar a felicidade e o sucesso.

 

Gestão de conflitos – Negociação: Por meio de conceitos e técnicas, o aluno será capaz de reconhecer o impacto de suas ações e comportamentos nos resultados e relacionamentos obtidos nas negociações, e será preparado para ampliar a base de acordos com qualquer pessoa que interaja no ambiente de trabalho.

História de sucesso

“Já trabalho como porteiro há mais de 20 anos e posso afirmar com certeza absoluta que ter entrado no curso me fez ampliar os horizontes e me capacitar como um profissional na área muito melhor! Só tenho a agradecer ao Trilhas do Sucesso!” (Ademir Silva)

Onde se profissionalizar

Viu como se faz importante a capacitação por meio de cursos e aprimoramentos na área? Adquira agora mesmo o curso de agente de portaria da Trilhas do Sucesso para se destacar cada vez mais, de forma que o investimento em um curso pode ser o diferencial para conseguir uma oportunidade. A partir de um investimento de apenas R$ 19,90 por mês, o aluno realiza este curso e ainda ganha a oportunidade de acessar outros 50 cursos disponíveis na plataforma de ensino, sem pagar nada a mais por isso! Contrate nosso curso agora mesmo! 

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CADASTRE-SE E PEGUE
O SEU E-BOOK AGORA! É GRÁTIS

Aprenda a deixar seu currículo perfeito. Impossível de ser ignorado.