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Atendimento ao público: saiba se você tem perfil para esta área

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Os consumidores estão cada vez mais exigentes e a área de atendimento ao público nunca foi tão importante para as empresas como atualmente. Hoje, os clientes querem mais do que simplesmente comprar: eles desejam criar um relacionamento com a marca e esperam sempre o melhor suporte possível!

Por isso, o atendimento ao público se transformou em um diferencial importante para as empresas, que estão buscando cada vez mais profissionais qualificados e preparados para lidar com as novas demandas dos consumidores. 

Então, se você tem interesse em trabalhar na área, saiba que a oferta de vagas é alta e só deve aumentar ainda mais no futuro. Para o profissional capacitado e com as características necessárias para lidar com pessoas, as oportunidades serão muitas!

Mas, será que você é esse profissional? Será que você tem perfil para trabalhar com atendimento ao público? Acompanhe o artigo a seguir e descubra!

As características essenciais a um profissional de atendimento ao público

Trabalhar com atendimento ao público exige muito mais do que qualificação e habilidades técnicas. Afinal, lidar com pessoas não é para qualquer um e requer muita paciência, empatia e inteligência emocional. 

Por isso, além de conhecer a fundo o negócio, seus processos, produtos e políticas, o profissional da área deve ter o perfil certo, com características que estimulem um atendimento mais humano, eficiente e que atenda às expectativas do consumidor.

Abaixo, você descobre quais características são essas e porquê elas são tão importantes para um bom atendimento ao público. Confira!

Empatia

Ter empatia se trata de saber se colocar no lugar do outro, entender pelo que ele está passando e compreender seus sentimentos e emoções. E essa é uma qualidade essencial para quem deseja trabalhar com atendimento ao público!

Isso porque, precisar entrar em contato com o suporte para resolver um problema costuma ser um momento estressante e desagradável para o consumidor. O que dificulta muito o atendimento e pode provocar o aparecimento de emoções negativas.

Porém, quando o profissional tem empatia e é capaz de sentir na pele o que o outro está passando, ele consegue se comunicar melhor e enxerga as dificuldades por outros ângulos.

Dessa forma, fica mais fácil encontrar caminhos mais confortáveis e assertivos para a resolução do problema e firmar um diálogo mais positivo com o consumidor. 

Assim, ao trabalhar com empatia, o profissional não só tem mais chances de solucionar os problemas, como também pode mudar o sentimento do cliente em relação ao suporte, transformando problemas em verdadeiros cases de sucesso e canais de fidelização.

Proatividade

Um profissional de atendimento ao público também precisa ser proativo e sair na frente em relação às necessidades do consumidor. 

Isso pois, com dezenas de clientes em espera, é preciso estar atento para oferecer soluções completas que se adiantem às exigências e diminuam o tempo de atendimento, trazendo mais eficiência e produtividade para o setor.

Se o cliente tem uma dúvida, por exemplo, o operador precisa ter proatividade para buscar possíveis problemas e oferecer soluções e dicas relativas ao produto/serviço adquirido mesmo antes de o consumidor exigi-las.

Agilidade

Se você já precisou entrar em contato com o SAC de alguma empresa, sabe como ter de esperar é algo extremamente cansativo e destrói por completo a experiência do cliente. E, exatamente por isso, outra característica essencial ao profissional de atendimento ao público é a agilidade. 

Hoje, os consumidores – assim como você – esperam conseguir sanar as suas dúvidas e solucionar os seus problemas da forma mais rápida possível. E oferecer um atendimento que proporcione isso a eles é um diferencial enorme para o negócio, que impacta diretamente o nível de satisfação do cliente.

Por isso, o profissional de atendimento ao público precisa de agilidade e saber adiantar e executar processos de forma rápida,. O objetivo deve ser sempre poupar um recurso muito valioso tanto para a empresa quanto para o consumidor: o tempo.

Inteligência emocional

Você já deve ter ouvido falar que o cliente tem sempre razão e isso continua sendo verdade mesmo quando ele está sendo grosseiro. Muitas das vezes, o consumidor só está irritado por ter que lidar com um problema inesperado e cabe ao atendente entender a situação e saber lidar com ela da melhor maneira possível.

Para isso, ter inteligência emocional é fundamental! Pois o profissional precisa ter controle para driblar o nervosismo e, pacientemente, explicar o posicionamento da organização em relação ao problema e os caminhos disponíveis para solucioná-lo.

Em todo caso, algo que jamais deve acontecer é o profissional se deixar levar pelo nervosismo do cliente. Conhecer-se a si mesmo e ter inteligência emocional é crucial para que isso não aconteça!

Organização

Todos os dias os operadores têm de lidar com dezenas ou até centenas de chamados. E cada um deles com dúvidas, problemas e demandas diferentes que precisam de um atendimento eficiente e no menor tempo possível.

Portanto, ter organização é uma característica indispensável para que o profissional de atendimento ao público possa oferecer um suporte assertivo, que solucione os problemas do cliente e não o faça perder tempo. 

Colaboração

Por fim, entre as principais características do perfil de um profissional de atendimento ao público também está a colaboração. 

Um setor de atendimento é composto por uma equipe de diferentes profissionais, cada qual com sua função, que precisa estar alinhada e trabalhar de forma engajada e colaborativa com o objetivo de prestar o melhor serviço possível.

Por isso, é crucial que o profissional saiba trabalhar em equipe e consiga trocar conhecimentos e experiências com os colegas. 

Conclusão

Concluindo, é importante esclarecer que você não precisa, necessariamente, possuir todas essas características para ter um bom perfil para o atendimento ao público. Como vimos, o setor é formado por diferentes profissionais que se complementam e não há a necessidade de ser um super humano para conquistar uma vaga.

E, se você acha que não leva jeito mesmo com o público, saiba que essas características são como habilidades. Ou seja, elas podem ser desenvolvidas com um bom treinamento ou curso específico. 

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