Para quem quer impressionar os recrutadores e não sabe o que colocar no currículo, a pesquisa feita pela plataforma de recrutamento Catho pode dar uma luz: entre mais de 500 empresas entrevistadas, a capacidade de trabalhar em equipe foi, entre várias habilidades e competências, a mais desejada na hora de contratar um novo colaborador.
No currículo, elas vão estar escondidas naquele campo de descrição de experiências anterior – ou de cursos realizados. E não adianta mentir: as habilidades têm tanta relevância que são avaliadas a cada passo do processo de seleção.
Veja também:
+ Atitudes proativas para você se destacar no primeiro emprego
+ Saiba como se destacar em processos seletivos para o primeiro emprego
+ O que você não deve fazer no primeiro emprego
Ela recomenda que os candidatos façam uma pesquisa prévia sobre a empresa desejada para entender quais são essas habilidades que certamente ajudarão a destacar seu perfil na seleção.
Suzuki aponta algumas formas muito claras de encontrar sinais de que você tem uma soft skills:
- Como você se sente em determinadas situações? Essa reflexão ajuda a entender se algo é um desafio maior ou menor para você: se é fácil compartilhar ideias ou difícil falar em público; se gosta de colaborar ou tem dificuldade de ouvir o outro.
- Quais feedbacks você tem recebido? Aqui vale qualquer tipo de feedback, formal ou informal, o importante é entender o que valorizado na sua empresa, o que você pode melhorar e se está indo na direção certa para isso. Esse entendimento é crucial para o autoconhecimento.
- Você é referência dentro da empresa? Para o que as pessoas te procuram? Essas perguntas são muito importantes na reflexão. Se muitos colegas procuram o seu conselho naturalmente para um tópico como relação interpessoal ou trabalho em equipe, por exemplo, é um forte sinal de que você domina a competência.
Baixe nosso e-book e saiba como fazer uma excelente entrevista!
Para quem está desempregado ou não tem experiência, ela recomenda um processo diferente mais focado no aprendizado para entender suas habilidades: “Tem muita coisa disponível de forma gratuita na internet. Podem ser artigos interessantes sobre o tema ou até consulta no site das consultorias que disponibilizam todas as melhores práticas e conteúdo sobre soft e hard skills. E muitas empresas estão fazendo o papel social de educar sobre o processo de seleção. Fique atento e pesquise bastante”.
Confira as habilidades mais desejadas pelas empresas em 2021
- Trabalho em equipe (72%)
- Proatividade (68%)
- Flexibilidade (67%)
- Resolução de problemas (65%)
- Resiliência (61%)
- Ética (59%)
- Relacionamento interpessoal (55%)