Reportagens

Confira aqui 7 habilidades e competências para ter no currículo

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

habilidades-e-competencias

7 habilidades e competências para ter no currículo

Para quem quer impressionar os recrutadores e não sabe o que colocar no currículo, a pesquisa feita pela plataforma de recrutamento Catho pode dar uma luz: entre mais de 500 empresas entrevistadas, a capacidade de trabalhar em equipe foi, entre várias habilidades e competências, a mais desejada na hora de contratar um novo colaborador. 

No currículo, elas vão estar escondidas naquele campo de descrição de experiências anterior – ou de cursos realizados. E não adianta mentir: as habilidades têm tanta relevância que são avaliadas a cada passo do processo de seleção.  

Veja também:

Atitudes proativas para você se destacar no primeiro emprego

Saiba como se destacar em processos seletivos para o primeiro emprego

O que você não deve fazer no primeiro emprego

Ela recomenda que os candidatos façam uma pesquisa prévia sobre a empresa desejada para entender quais são essas habilidades que certamente ajudarão a destacar seu perfil na seleção.

Suzuki aponta algumas formas muito claras de encontrar sinais de que você tem uma soft skills: 

  1. Como você se sente em determinadas situações? Essa reflexão ajuda a entender se algo é um desafio maior ou menor para você: se é fácil compartilhar ideias ou difícil falar em público; se gosta de colaborar ou tem dificuldade de ouvir o outro. 
  2. Quais feedbacks você tem recebido? Aqui vale qualquer tipo de feedback, formal ou informal, o importante é entender o que valorizado na sua empresa, o que você pode melhorar e se está indo na direção certa para isso. Esse entendimento é crucial para o autoconhecimento. 
  3. Você é referência dentro da empresa? Para o que as pessoas te procuram? Essas perguntas são muito importantes na reflexão. Se muitos colegas procuram o seu conselho naturalmente para um tópico como relação interpessoal ou trabalho em equipe, por exemplo, é um forte sinal de que você domina a competência. 

Baixe nosso e-book e saiba como fazer uma excelente entrevista!

Para quem está desempregado ou não tem experiência, ela recomenda um processo diferente mais focado no aprendizado para entender suas habilidades: “Tem muita coisa disponível de forma gratuita na internet. Podem ser artigos interessantes sobre o tema ou até consulta no site das consultorias que disponibilizam todas as melhores práticas e conteúdo sobre soft e hard skills. E muitas empresas estão fazendo o papel social de educar sobre o processo de seleção. Fique atento e pesquise bastante”. 

Confira as habilidades mais desejadas pelas empresas em 2021 

  1. Trabalho em equipe (72%)
  2. Proatividade (68%)  
  3. Flexibilidade (67%) 
  4. Resolução de problemas (65%) 
  5. Resiliência (61%) 
  6. Ética (59%)  
  7. Relacionamento interpessoal (55%) 




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *