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Skills

14 ATITUDES PROATIVAS PARA VOCÊ SE DESTACAR NO PRIMEIRO EMPREGO

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1. Aprenda tudo sobre a empresa

Além das pesquisas que você realizou sobre a empresa que iria atuar, durante o processo seletivo, aprofunde seus conhecimentos e procure aprender tudo sobre seu novo empregador.

Agora que você está dentro da empresa será mais fácil ter acesso a informações que possivelmente não estavam disponíveis nos meios pesquisados e sempre há outras coisas a se aprender.

Se for possível, peça para ler o manual da empresa, seu regimento interno ou seu plano de negócios. Isso demonstra interesse pela empresa e interesse em estar alinhado às suas metas.

2. Tenha uma atitude positiva

Ter uma atitude positiva significa cultivar hábitos otimistas e ser uma pessoa que espera pelo melhor e que trabalha para as coisas darem certo, estando preparada para levantar a cabeça e seguir em frente mesmo se as coisas não saírem conforme o planejado.

Quando você toma atitudes positivas tudo funciona melhor, em todos os sentidos. Por isso, demonstre entusiasmo pelo seu trabalho e por fazer parte da sua equipe.

Embora você não possa ter controle sobre todas as situações pelas quais passa no seu dia-a-dia, você pode controlar suas próprias ações e a percepção que você tem do trabalho, da equipe e da empresa como um todo. Isso já ajudará sobremaneira a manter uma atmosfera de positividade no ambiente de trabalho.

3. Mostre seu espírito de equipe

É importante que você mostre a sua capacidade de trabalhar em equipe, porque agora provavelmente você faz parte de uma e equipes trabalham juntas para realizar atividades e solucionar problemas.

Procure compartilhar informações com a equipe, além do reconhecimento que receber por trabalhos bem realizados, pois o crédito precisa ser dado à equipe e não somente a você, principalmente porque está começando agora.

4. Crie bons relacionamentos

É essencial que você busque interagir com os colegas de trabalho da forma mais positiva possível. Essa interação, principalmente com aqueles que inspiram sua carreira profissional, permite que você obtenha mais conhecimento e maior segurança para desempenhar suas funções.

No entanto, é normal que você se sinta deslocado no início de suas atividades e que a timidez talvez o impeça de se aproximar das pessoas. Mas com o tempo os bons relacionamentos vão surgindo e você se sentirá mais confiante em estabelecer a proximidade necessária para proporcionar um ambiente de trabalho mais descontraído.

Leia mais em:

Quais os Desafios para Ingressar no Primeiro Emprego?

+ Saiba como se destacar em processos seletivos para o primeiro emprego

O que você não deve fazer no primeiro emprego

5. Flexibilize seu horário de trabalho

Quer causar boa impressão? Esteja disponível para ir um pouco além do seu horário, quando for necessário. Além da pontualidade rotineira, os gestores valorizam quem é flexível.

Ao contrário, não há nada pior para sua reputação que chegar constantemente atrasado e sair mais cedo do serviço, principalmente quando está iniciando na empresa.

Se possível, procure chegar cedo e não sair antes da maioria da equipe. A menos que você tenha ordens expressas do seu superior para cumprir de forma exata o seu horário de trabalho.

Depois que você tiver se estabelecido poderá negociar com seu líder um horário diferenciado, se for o caso, para sair mais cedo ou até mesmo trocar de turno. Mas, no começo, esteja totalmente comprometido a cumprir a sua carga horária ou a estar na empresa o tempo necessário.

6. Seja assíduo

Assim como é importante estar disponível em horários mais flexíveis, é essencial que você seja totalmente assíduo, ou seja, compareça no trabalho todos os dias e procure não faltar nenhuma vez.

Claro que imprevistos podem acontecer, como você ficar doente ou ter que resolver alguma questão pessoal que seja inadiável.

Mas se esforce para que as faltas sejam mínimas ou não ocorram, principalmente nos primeiros meses de trabalho, e faça o melhor que puder para ser um exemplo de assiduidade.

7. Mantenha o controle de suas tarefas

Uma atitude proativa a se tomar no seu primeiro emprego é fazer o controle das suas atividades. Elabore um cronograma em uma planilha, caso a empresa não forneça um modelo padrão, e vá registrando todas as demandas recebidas e realizadas.

Isso o ajudará a ter um panorama de suas realizações e demonstrará que você tem habilidade de fazer gestão do seu trabalho. Essa atitude também te ajudará a ter satisfação pessoal por ver a organização das suas tarefas e causará boa impressão para sua chefia.

8. Seja organizado e tenha metas

A organização não se aplica somente ao fluxo de suas atividades. Assim como é importante manter organizadas as suas demandas, você também precisa ordenar o ambiente onde desenvolve suas atividades, seu tempo, etc.

Manter-se organizado é essencial para não perder prazos e para traçar um planejamento das metas a serem atingidas. Traças metas e mantê-las organizadas melhora e aumenta a sua produtividade.

9. Saiba receber feedback

Para quem não sabe, feedback é a devolutiva, a resposta sobre a avaliação que recebemos sobre algo que fazemos. É importante, no entanto, saber receber esse feedback.

Você precisa ouvir com atenção as considerações de quem está responsável por coordenar, analisar e avaliar o seu trabalho. Se o feedback for positivo, ponto para você! Significa que está no caminho certo e poderá seguir em frente.

Porém, se o feedback for negativo, não encare apenas como uma mera crítica ou um desmerecimento do seu esforço. Saiba ouvir com atenção e procurar corrigir o que for necessário e melhorar o que tem que ser melhoradoQuestionar o que está sendo falado, demonstrando insatisfação é um grande erro, pois o feedback é dado para que você tome ciência dos pontos do seu trabalho que necessitam de ajuste. Se você tiver alguma consideração a fazer, apresente-a de forma aberta e como contribuição para melhorar os processos.

Porém, se o feedback for negativo, não encare apenas como uma mera crítica ou um desmerecimento do seu esforço. Saiba ouvir com atenção e procurar corrigir o que for necessário e melhorar o que tem que ser melhoradoQuestionar o que está sendo falado, demonstrando insatisfação é um grande erro, pois o feedback é dado para que você tome ciência dos pontos do seu trabalho que necessitam de ajuste. Se você tiver alguma consideração a fazer, apresente-a de forma aberta e como contribuição para melhorar os processos.

10. Mantenha seu chefe informado sobre tudo

Geralmente o seu líder não ficará te acompanhando na realização de todas as suas atividades. Por isso, sempre comunique a ele o que você está fazendo. Especialmente nos primeiros dias, peça a ele que reserve um tempo para que você o informe sobre suas ações.

Estabeleça uma comunicação frequente com seu líder para que ele faça revisões periódicas do seu trabalho e avalie a sua performance. Em contrapartida, mostre-se interessado em avançar em algum projeto que esteja participando e pergunte o que pode ser feito. Isso demonstrará que você é comprometido e proativo.

11. Faça networking com pessoas importantes

O fato de você ser iniciante no mundo do trabalho não significa que não possa realizar networking. Aproveite a oportunidade para fazer contato com pessoas importantes da sua empresa e da sua área.

Também é válido participar de reuniões, conferências, feiras e outros eventos para que tenha oportunidade de conhecer colegas de profissão.

Fique atento à sua rede social e gerencie constantemente seus contatos para ter a chance de ampliar o rol de pessoas que possam contribuir com o seu crescimento profissional.

O networking também possibilita que você encontre novos mentores para que te orientem em novos e desafiadores caminhos que te proporcionarão tirar o máximo proveito da sua carreira.

12. Aproveite as atividades do pós-expediente

Uma ótima forma de se integrar e interagir com os seus novos colegas é usufruir das atividades de “pós-expediente” que muitas empresas oferecem. Elas podem ser formais, como eventos de confraternização internos, ou informais, como um happy hour.

Participar dessas atividades te dá oportunidade de se entrosar e manter relações saudáveis com seus pares profissionais. Mas fique atento para manter um comportamento fora do trabalho.

13. Invista em qualificação

Mantenha-se sempre informado para garantir uma vantagem de ser visto como alguém interessado em aprender cada vez mais e colaborar de forma efetiva com o crescimento da empresa.

Faça cursos e treinamentos que te garantam adquirir novos conhecimentos, pois mesmo que você esteja em sua primeira experiência profissional, investir na sua qualificação, te dará oportunidade de, inclusive, pleitear aumento salarial no futuro.

14. Busque um mentor

É importante eleger uma pessoa que seja referência para você, para que possa se espelhar como modelo profissional a seguir e para que você tenha uma ideia mais clara de onde quer chegar e que tipo de profissional você quer se tornar.

Porém, não precisa que você faça isso no primeiro dia, até porque você precisará de um tempo para observar e conhecer melhor os membros da equipe para estabelecer uma relação de mentoria.

Não precisa ser apenas uma pessoa, mas tem que ser alguém que você admira e tenha acesso para conversar sobre a carreira. A mentoria tem diversos benefícios, pois te dará embasamento sólido para seu crescimento.