Quando se fala em marketing pessoal, a maioria das pessoas pensa que essa é uma estratégia necessária apenas para autônomos e empreendedores. Afinal, o sucesso desses profissionais – e a renda no final do mês – depende diretamente de uma boa exposição ao público. Mas não é bem assim.
A realidade é que qualquer profissional precisa saber vender o seu peixe e mesmo aqueles com emprego fixo e uma carreira sólida podem se beneficiar muito de um bom marketing pessoal.
Se o seu objetivo é, por exemplo, conquistar aquela tão sonhada promoção, saber como mostrar suas habilidades e resultados aos superiores é fundamental. Principalmente nos dias atuais, com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
No artigo a seguir, você entende melhor o que é essa estratégia, como ela pode te ajudar no seu emprego e recebe algumas dicas de como colocá-la em prática. Confira!
O que é Marketing Pessoal?
De que adianta você ser um profissional pontual, eficiente, competente e que traz resultados para a empresa se ninguém souber disso? É preciso que todos conheçam e valorizem suas habilidades e o marketing pessoal é a ferramenta ideal para isso!
De forma simples, podemos defini-lo como um conjunto de estratégias que têm o objetivo de construir uma boa imagem de um profissional, destacando e exaltando suas habilidades, competências e resultados já alcançados ao longo da carreira. A ideia é gerar autoridade e conquistar a confiança das pessoas, sejam elas clientes, colegas de trabalho ou superiores.
Ou seja, se trata de uma maneira de destacar positivamente a sua imagem e causar uma boa impressão sobre você e aquilo que tem a oferecer como profissional, indo além das qualificações e ressaltando também as qualidades e competências humanas.
Quando bem aplicadas, essas estratégias têm um enorme potencial de alavancar a sua carreira. Isso pois te ajudam a se destacar no meio de um mar de profissionais tão qualificados quanto você, como veremos a seguir.
Mas, por que essa estratégia é tão importante atualmente?
Imagine o seguinte: Pedro é um profissional extremamente competente que, durante seus vários anos de trabalho na empresa X, buscou se qualificar ao máximo com o objetivo de um dia ser promovido e chegar a um cargo de liderança.
Ele estudou muito, se especializou, fez diversos cursos e conquistou as competências necessárias para o cargo. Além de se dedicar ao máximo para mostrar resultados e chamar a atenção dos superiores.
Um dia, ao chegar ao trabalho, Pedro descobre que outra pessoa foi promovida no seu lugar e que todo aquele esforço não valeu de nada. E, pior, essa outra pessoa sequer era tão qualificada para o cargo quanto ele. O que aconteceu?
O que aconteceu é que os superiores de Pedro nem souberam que ele almejava o cargo e resolveram promover alguém que soube vender a própria imagem e que há muito tempo eles observam e acompanham a trajetória profissional através das redes sociais. Simples!
Pedro é apenas um personagem fictício, mas sua história representa a de muitos outros profissionais. Participamos de um mercado de trabalho tão saturado e competitivo que quem vence nem sempre é o mais qualificado. Hoje, aquele que sabe se expor e mostrar as suas habilidades tem muito mais vantagens.
Por isso o marketing pessoal é tão importante atualmente. Ele te ajuda a se destacar e te faz ser notado mesmo em meio a tantos outros profissionais com as mesmas qualificações que você ou até mesmo mais qualificados.
Então, como o Marketing Pessoal pode te ajudar no seu emprego?
Mas então, como o marketing pessoal pode te ajudar de forma objetiva no seu emprego? Para além de uma promoção, uma boa estratégia de personal branding tem muito a agregar à sua carreira e pode transformá-la completamente.
Com estratégias bem executadas, fica muito mais fácil, por exemplo, atrair atenção para o seu trabalho e projetos, assim como mostrar os resultados que você tem alcançado ao longo do tempo dentro da empresa.
Os efeitos disso aparecerão e têm o potencial de alavancar a sua carreira tanto dentro quanto fora do negócio atual, já pavimentando também o caminho para uma futura mudança de emprego ou quem sabe de profissão.
Abaixo, você confere outras vantagens e benefícios de uma boa estratégia de marketing pessoal. Continue acompanhando!
Veja também:
+ Apresentação pessoal: Confira dicas para se dar bem
+ Habilidades e Competências: Veja aqui como alavancar sua carreira
Chamar atenção para o seu trabalho e os resultados alcançados
Expor o seu trabalho e os resultados que tem atingindo é crucial para alcançar os seus objetivos, sejam eles ganhar um aumento, conseguir uma promoção ou simplesmente mostrar serviço.
É importante que as pessoas, principalmente os seus chefes, saibam do valor que você tem gerado para a empresa e como você lida com os projetos sob sua responsabilidade. Pois isso, além de render pontos com os superiores, inspira os seus colegas e chama a atenção de outras pessoas, trazendo clientes, contatos e futuros empregadores.
Nesse sentido, o marketing pessoal pode ser um ótimo aliado, pois não só te ajuda a exibir o seu trabalho, como também a fazê-lo da maneira correta. O que agrega à sua imagem e te ajuda a alcançar o público certo, com a estratégia correta.
Dessa forma, fica muito mais simples correr atrás dos seus objetivos e atingi-los!
Expondo as suas habilidades e competências
Como vimos na triste história de Pedro, só correr atrás de qualificação não é o bastante. Fazer com que as pessoas saibam das suas habilidades e competências também é importantíssimo, não importa quais sejam as suas metas.
Mais uma vez, o marketing pessoal pode te ajudar muito, colocando nas suas mãos as ferramentas ideais para isso e te auxiliando a expor as suas capacidades do jeito certo.
Aqui, se destaca o potencial de um bom portfólio, ferramenta que possibilita ir além de um simples certificado e permite mostrar para as pessoas como você aplica os seus conhecimentos na prática.
Assim, outros profissionais, clientes e empresas podem descobrir como você executa o que aprendeu. Além de poderem ter uma real noção do seu nível de conhecimento, criatividade e habilidades.
Gerando autoridade e conquistando confiança
Por fim, o marketing pessoal ainda te ajuda a conquistar algo muito subestimado pela maioria dos profissionais hoje em dia: autoridade de mercado e confiança.
Usando as estratégias corretas, é possível se destacar dentro do nicho de mercado em que você atua como uma autoridade. Ou seja, como alguém que conhece e sabe o que tá fazendo. O que pode abrir inúmeras portas e te coloca em situação de vantagem em relação aos outros.
Conquistar a confiança de potenciais clientes e empregadores, colegas de trabalho e superiores, também fica muito mais fácil com uma boa estratégia de marketing pessoal. O que só tem a agregar para sua carreira tanto agora quanto no futuro.
Assim como a construção de uma boa imagem, montar um bom CV é crucial para a carreira de qualquer profissional. Assine o Trilhas do Sucesso e tenha dezenas de cursos para melhorar seu currículo com certificados reconhecidos pelo mercado. Conheça!