Reportagens

Dicas de carreira: confira aqui como se planejar melhor

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

dicas-de-carreira

A maioria das pessoas almeja o sucesso profissional, seja pelo status social que ele traz, seja pelo conforto financeiro de um bom cargo. Mas por onde começar o planejamento de sua carreira? Confira aqui algumas dicas de carreira valiosas pra sua vida profissional.

Para ajudar nessa questão, o professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Marcos Minoru Nakatsugawa, dá algumas dicas de carreira.

Por onde começar?

“O planejamento de carreira deve começar pela identificação dos objetivos do profissional. Antes de qualquer coisa, defina o que quer fazer, aonde quer chegar em termos profissionais”, diz Minoru. Um exemplo prático: algumas pessoas querem ser executivos, presidentes, gerentes das organizações. Outras querem equalizar suas vidas profissional e pessoal, ou têm interesse em servir a alguma causa especial.
“Há pessoas que gostam de se especializar em uma área. Não pretendem ser gestores, pelo fato de não gostarem de cuidar e lidar com gente. Por outro lado, existem pessoas que querem ascender profissionalmente, galgando posições, tendo mais poder. Também há pessoas que procuram estabilidade, o que não significa que serão encostadas”.

Leia mais em:

Carreira profissional: usar Coaching é uma boa alternativa?

Saiba como se destacar em processos seletivos para o primeiro emprego

Esses aspectos diferenciam, por exemplo, o empreendedor do empregado. O perfil do empreendedor assume riscos, enquanto o empregado, principalmente o de “carteira assinada”, prefere a segurança.

Expectativas do empregado x expectativas da empresa 

Para uma pessoa que planeja uma carreira consistente, baseada em valores, trabalhar num ambiente em que aquilo no que ela acredita vai contra o que a empresa valoriza é prejudicial. Neste cenário, é preciso realizar uma movimentação de carreira.
Além disso, é preciso se preparar especificamente. Uma pessoa que quer fazer carreira em multinacional precisa investir no estudo profundo do inglês, no mínimo. Se a multinacional for de outra cultura, por exemplo, francesa, dominar o francês será um grande diferencial.

Por outro lado, se a empresa em que o profissional atua não consegue movimentá-lo na direção deste sonho, é hora de buscar satisfazer suas necessidades em outra empresa que possa possibilitar isso.

Gostou do conteúdo? Baixe agora nosso e-book e faça um currículo de sucesso!




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *