Inicialmente, o Marketing Pessoal é uma estratégia que geralmente usa ferramentas do marketing tradicional focada em uma promoção pessoal.
Ao invés de promover um produto ou uma empresa, o marketing pessoal vai promover a imagem e o nome de um profissional especializado, trazendo atenção e influenciando pessoas a enxergarem como uma referência
Nesse conteúdo, vou te explicar como funciona o Marketing pessoal, qual sua importância, objetivos, como fazer e ainda te dar dicas para colocá-lo em prática.
- Identifique sua missão, visão e valores;
- Navegue bem pelas redes sociais;
- Faça networking;
- Comece a operar como um consultor virtual;
- Desenvolva uma marca para identificá-lo;
- Envolva-se com projetos que lhe darão destaque;
- Mantenha contato constante com seus clientes;
- Aprenda a argumentar a seu favor;
- Conte boas histórias;
- Promova o seu trabalho;
- Invista em qualificação;
- Cuide da sua imagem;
- Posicione-se de maneira coerente.
1- O que é Marketing Pessoal
O Marketing pessoal é usado como estratégia para melhorar e fortalecer a reputação e a imagem de um profissional.
Ele geralmente vai explorar as habilidades do trabalhador, quais suas experiências e sua capacidade em fazer networking para promover sua atuação principalmente na internet.
Veja mais em:
+ Apresentação pessoal: Confira dicas para se dar bem
+ Habilidades e Competências: Veja aqui como alavancar sua carreira
2- Para que serve isso?
O Marketing pessoal pode trazer benefícios e fazer com que você consiga empregos melhores Veja abaixo quais são alguns desses benefícios:
- Atrair atenção para seu trabalho;
- A possibilidade de mostrar suas competências;
- Conquistar a confiança dos clientes e empresas.
Para conquistar a confiança dos clientes é importante construir uma reputação. De certa forma, quem tem uma boa reputação já é suficiente para aumentar a confiança das pessoas.
Um exemplo prático disso é profissionais que desejam se profissionalizar e montar um salão de beleza, colocam seus certificados de cursos e técnicas aprendidas na parede.
Isso ajuda a transmitir maior credibilidade e confiança aos seus clientes.
3- Como fazer isso?
Para o desenvolvimento das estratégias de Marketing, sendo ele pessoal ou não, primeiramente você precisa identificar qual tipo de qualificações você tem e como elas poderão contribuir para o mercado de trabalho.
A seguir listei alguns canais para fazer o seu ‘merchant’. Veja
- Blog pessoal: Nele você pode compartilhar opiniões, dicas profissionais, artigos de opinião, etc.
- Comunidades criativas: As redes sociais como facebook, por exemplo, ajudam na conexão entre profissionais e empresas.
- Use o Linkedin: Linkedin é uma rede social profissional. Nele você pode estabelecer um contato direto com pessoas que necessitam do seu trabalho.
- Qualifique-se: Invista em qualificação constante. Faça cursos, que agreguem valor aos seus conhecimentos.
4- Tenha uma posição coerente
A credibilidade não é construída de uma maneira rápida, mas pode ser perdida de maneira instantânea através de um tweet, por exemplo.
Então tenha planejamento e construa seu marketing pessoal de maneira coerente. Faça pequenas promessas e cumpra. Ter um bom posicionamento em suas atuações vai te dar credibilidade e mostrar sua verdadeira postura.