Planejamento estratégico é uma competência da administração que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização. Alguns itens e passos cruciais para o plano estratégico são: missão, visão, objetivos, metas, criação de planos de ação e seu posterior acompanhamento.
O que é Planejamento Estratégico?
O ser humano tem uma capacidade incrível de se fixar no que é urgente e esquecer solenemente o que é importante. Pense na sua rotina. Quantas vezes você senta para se planejar? Se a sua resposta é “muitas vezes”, está de parabéns. Um ser humano normal vive apagando incêndios. Resolve um problema de um cliente, ajuda um amigo no excel, faz tudo o que precisa ser feito “na hora”. Mas não reflete sobre o que ele quer daqui a dois anos, por exemplo.
Passo 1 – Posicionamento e Propósito
O primeiro grande passo do planejamento estratégico é desenhar a identidade organizacional da empresa. Em linhas gerais, a cultura representa a resposta para as perguntas:
- Por que a empresa existe?
- Onde ela quer chegar?
- Quem levará ela até lá?
A Missão
É o propósito da organização. Não deve estar simplesmente ligado ao produto, mas sim a essência, a algo que a diferencie de todos os concorrentes. Por que a empresa existe?
A mesma coisa é vista no exemplo da consultoria. Uma está preocupada em desenvolver a economia local gerando ainda mais oportunidades. Outra se posicionou identicamente a todas as outras consultorias.
A Visão
É o sonho da organização. Se difere de uma meta, devido ao caráter ambicioso e de longo prazo. Uma padaria poderia ter como meta, por exemplo, aumentar 10% do faturamento no ano seguinte, mas isso nunca seria sua visão.
A visão seria algo mais aspiracional como se tornar a maior rede de padarias do estado em 10 anos, abrindo novas filiais.
Os Valores
Nós acreditamos nos valores como atitudes a serem mostradas pela equipe que consigam levar a empresa a sua visão. No exemplo da padaria que quer tornar os encontros familiares inesquecíveis, não faria sentido contratar pessoas individualistas ou despreocupadas com a própria família.
- Proatividade:
- Resolver o problema de um cliente antes de consultar a gerência
- Se antecipar e contatar fornecedores antes de faltas no estoque
- Manter o ambiente de trabalho limpo sem esperar que alguém o faça
1. Planejamento Participativo
Seja qual for o propósito da sua empresa, sempre recomendamos a realização de um planejamento participativo, ou seja, realizar todo o processo de planejamento em conjunto com a sua empresa inteira.
Se a sua empresa for grande demais, esse processo pode ser feito primeiro a nível da diretoria e depois cascateado para cada área. Nesse caso, os membros mais importantes cumprem a parte estratégica do plano: identidade organizacional e metas globais.
Passo 2 – Objetivos, Metas e Indicadores
O segundo grande passo de um plano estratégico é a elaboração de objetivos estratégicos. Cada um desses grandes objetivos deve ser dividido em objetivos menores (os chamados táticos) e os objetivos táticos devem ter planos de ação atrelados a ele para ele ser considerado concluído.
Veja também: Como criar um planejamento estratégico no Excel
Passo 3 – Apresentação e Compartilhamento
Com tudo organizado, faz muito sentido que você faça uma apresentação para que toda a sua empresa fique alinhada. Ter todos os seus colaboradores, gerentes e diretores na mesma página pode ser um grande diferencial na hora de colocar o planejamento em prática.
Passo 4 – Execução e Controle
Se você acompanhou o nosso passo a passo falando sobre planejamento estratégico até agora, você já:
- Tem um direcionamento do que quer fazer como empresa e sabe o seu propósito (que pode ou não estar tangibilizado na sua missão, visão e valores)
- Organizou sua metas (objetivos) de maneira SMART e tem definido indicadores para cada uma dessas metas
- Conseguiu o alinhamento de toda a empresa em prol dos objetivos que serão buscados
4.1. Execução do Planejamento Estratégico
Chegamos ao nosso quarto passo do planejamento estratégico, que é voltado para a execução do que foi planejado. Esse é o momento mão na massa.
Vale a pena conhecer um dos métodos mais interessantes de controle de ações, a metodologia 5W2H para transformar estratégia em plano de ação. Este método faz referências às iniciais de palavras em inglês:
1- O quê? (What): Refere-se à tarefa a ser executada (problema a ser solucionado).
2- Por quê? (Why): Sentido pelo qual a tarefa deve ser executada.
3- Como? (How): Refere-se a como a ação será executada e completada.
4- Quem? (Who): Quem irá realizar a tarefa. Se for algo que exige maior quantidade de pessoas, então deve-se pensar em qual equipe será responsável.
5- Quando? (When): Retrata o tempo para ser executada a tarefa. Neste ponto, recomenda-se definir o tempo para início, meio e fim para medir a precisão e eficiência.
6- Onde? (Where): Retrata qual o local será executada a tarefa.
7- Quanto? (How much): Nesta etapa deve-se avaliar se haverá gastos para realizar a tarefa.
Vídeo: como fazer um Planejamento Estratégico: